No início deste ano, soubemos que a Microsoft e a divisão XBOX tentaram comprar a Nintendo durante a virada do milênio de 1999.

NÃO! Você não leu errado!

De acordo com um dos membros da divisão XBOX Kevin Bachus revelou durante a entrevista com os analistas da Bloomberg em janeiro, que a Nintendo riu muito com a ideia de ser adquirida pela empresa do multimilionário Bill Gates na época. A Nintendo teria feito uma viagem à MS em janeiro de 2000 para discutir uma possível aliança, mas não deu certo. Pois bem.

Hoje, uma carta emitida naquele período foi publicada oficialmente pela equipe do XBOX no novo museu virtual da plataforma.

Sendo uma carta de 1999, a maior parte dela está obscurecida. Mas os jornalistas da Eurogamer nos concederam parte da transcrição dessa carta. Confira:

“Caro Jacqualee, agradeço o tempo que dispensou para tentar marcar uma reunião com o Sr. Takeda e o Sr. Yamauchi para discutir uma possível parceira estratégica entre a Nintendo e a Microsoft em futuras plataformas de videogames. Compreendo as preocupações do Sr. Takeda sobre a possível parceria e tentará [obscurecido] as diretrizes que ele solicitou. “

Em seguida, a carta faz uma referência à Dolphin – que era o codinome do Nintendo GameCube. (Console de sexta geração da Big N), afirmando algo sobre a aliança estratégica para trabalharmos juntos no próximo videogame [obscurecido]. O texto também faz referência a [continuação] do desenvolvimento em nosso projeto XBOX.

Caros leitores do blog da BIG BOY GAMES – O que vocês pensam sobre a ousada tentativa de uma empresa majoritariamente americana comprar uma gigante japonesa que coordenada pelo rigoroso e impiedoso presidente Hiroshi Yamauchi, lutava para ser relevante na com o Nintendo 64 diante da bem-sucedida recepção do público para a liderança da Sony com o seu PlayStation 2?

Será que a gigante japonesa conseguiria sair fora da curva para criar um sistema de interatividade pautado na experiência do usuário à exemplo do Wii, do Nintendo DS e até mesmo, a integração híbrida do Nintendo Switch?

Vale a pena ressaltar que após o lançamento do Nintendo GameCube, a apelidada carinhosamente “Big N” vendeu a Rareware para a divisão XBOX. Sediada em Seattle, a também chamada de RARE era uma das desenvolvedoras subsidiárias mais competentes da Nintendo e responsável pelo co-desenvolvimento de clássicos para o N64 como Donkey Kong 64, Jet Force Gemini, Golden Eye 007, Perfect Dark e outros. Star Fox Adventures. (GameCube) foi um dos últimos jogos do estúdio para um sistema Nintendo.

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: Eurogamer