O mundo dos videogames é vasto, resultando em consoles com características únicas e super tecnológicas. Na hora de adquirir um, a dúvida, geralmente, é sempre entre duas plataformas bem famosas, Xbox e PlayStation, e os últimos que foram lançados são o One e o 4, respectivamente. Então, qual escolher? Xbox One ou PS4?

Hoje, nós da Big Boy Games vamos te ajudar a decidir qual é o melhor para você baseado em características, vantagens, desvantagens e funcionalidades de cada um. Se você é louco por games como nós, não pode perder essa leitura. Vamos lá!

Xbox e PlayStation: consoles mundialmente famosos

As plataformas de game mais conhecidas mundialmente e apreciadas por todos são o Xbox e o PlayStation, consoles que conquistam todos os tipos de gamers pelas suas características tecnológicas únicas e funcionalidades diversas e muito práticas. E isso não é novidade, visto que os criadores desses são a Microsoft e a Sony, empresas de renome.

Mas existe muita discussão acerca de qual console é o melhor, alguns preferem o modelo da Microsoft, outros o da Sony. Devido a isso, hoje a Big Boy trará um resumo sobre cada história e as características de cada console para que, na hora de sua compra, você entenda sobre os dois e consiga decidir qual atenderá melhor suas necessidades!

PlayStation 4

O PlayStation foi o primeiro console de videogame produzido pela Sony Computer Entertainment, lançado no ano de 1994 no Japão. Sendo uma das marcas mais famosas atualmente, é líder no ranking de consoles vendidos, conseguindo essa conquista com a plataforma PlayStation 2, que teve mais de 155 milhões de vendas.

O PlayStation 4 foi lançado no ano de 2013 como um adversário para o console Xbox One da Microsoft e o console Wii U da Nintendo, com novas melhorias e correções de erros que suas antigas plataformas tinham.

Ele chegou ao mercado com seu processador principal de um chip com 8GB de memória, além de um CPU produzido pela AMD com processador Jaguar de 8 núcleos, como também um GPU com efetuamento de 1,84 TFLOPS por segundo, uma incrível qualidade de gráficos 4K para que você aproveite os games com alta performance. O PS4 tem um espaço de armazenamento de 500GB para que você tenha espaço de sobra para os jogos.

O PS4 oferece outras vantagens, como uma ampla biblioteca de jogos, são milhares de títulos de luta, ação, aventura e muito mais para adquirir e aproveitar! Além disso, ele pode ser usado para assistir seus filmes em aplicativos ou DVDs com a qualidade de mídia Blu-Ray, tudo com a segurança incrível que a plataforma oferece.

Mais uma vantagem dessa plataforma é que o PlayStation 4 possui em sua biblioteca jogos exclusivos, o que o torna vantajoso para quem quer adquiri-lo para jogar títulos que os outros consoles não possuem.

Porém, uma das desvantagens, talvez a principal, seja o valor. O console é bem caro no Brasil e, mesmo com a chegada do PS5 em alguns meses, não há indícios de que seu preço baixará muito. Assim como não é possível acessar a sua conta de usuário em diferentes regiões, o que torna trabalhoso criar um cadastro na PlayStation Network (PSN).

Se você quer saber um pouco mais sobre o novo lançamento da PlayStation, temos um conteúdo super completo das primeiras impressões do PS5 em nosso blog!

No fim, o que pesa na sua compra do PlayStation é a preferência pela plataforma e os jogos exclusivos. Mas é claro que isso não deve ser tomado como lei, afinal, mesmo com algumas desvantagens, há jogadores que nunca trocariam o PS4 por outro console.

playstation 4

Xbox One

A Xbox foi criada pela Microsoft e é o seu principal console para games. Essa plataforma foi lançada no ano de 2001, nos Estados Unidos, alcançando mais de 24 milhões de vendas. Atualmente, sua marca está presente no top 10 de consoles mais vendidos no mundo, perdendo colocações para modelos do PlayStation e Nintendo.

O lançamento do Xbox One, pauta desse post, aconteceu em 2013 e alcançou mais de 46 milhões de vendas nos anos seguintes. Ele surgiu no mercado como um concorrente direto do PS4 e Wii U.

Esse console conta com 8GB de RAM e drive de Blu-Ray, para gráficos incríveis e mais realistas, além de disco rígido integrado de 500GB, ou seja, muito espaço para que todos os seus jogos possam ser armazenados! Seu CPU é AMD Jaguar de 8 núcleos e seu GPU é de 1,26 TFLOPS, proporcionando uma ótima experiência visual.

Uma das maiores vantagens do Xbox é a retrocompatibilidade entre consoles. Se você adquirir um Xbox One conseguirá jogar games do modelo 360 sem problema nenhum e de forma gratuita. Muito prático, não é?

A Xbox também conta com serviços de assinatura mensal, como os da EA Access e Game Pass. Esses disponibilizam muitos jogos para os usuários do console, o que ajuda a aumentar as coleções da biblioteca fazendo um investimento justo.

Assim como o PS4, o Xbox possibilita o uso de outras mídias sem necessitar da troca de inputs, como Netflix, Youtube e muitos outros! Além disso, seu preço é mais acessível do que o do concorrente. E para somar mais um ponto para o Xbox, ele tem o Kinect, que é um sensor de movimento. Então, há games incríveis para jogar com a família que exigem movimentação do corpo, tornando tudo mais interativo e divertido!

Uma das desvantagens do Xbox One é que o seu controle ainda é por meio de pilhas, o que acaba tornando-se um fardo, visto que o usuário terá que comprar sempre esses itens para poder jogar. Outro ponto é a demora para instalar um jogo de DVD, por exemplo, e isso é bem desmotivador.

xbox one

No fim, o que vai ditar a escolha do seu console é, exclusivamente, a sua preferência e exigências, além do orçamento. O PS4 exige maior investimento, tanto no console como em jogos, já o Xbox é mais em conta e os jogos podem ser adquiridos pelo Game Pass. Ambos são ótimos e têm muitos recursos a oferecer.

E aí, o que achou desse compilado de características? Qual você prefere: Xbox One ou PS4? Conte para nós nos comentários suas impressões e experiências sobre os consoles. E para ficar sempre por dentro de jogos e novos consoles, não deixe de nos acompanhar. Até mais!