Envolvo de polêmica aliança entre duas gigantes: Sony X Nintendo, que quase foi concluída, em 1997, era lançado para o console de estreia da Sony na indústria dos videogames um RPG em grande escala que ditaria os rumos do gênero para os próximos anos: FINAL FANTASY VII.

*Imagem oficial do protótipo do console projetado para representar a aliança entre a Nintendo e a Sony.

Chegando ao PlayStation 1 (dividido entre 4 CD’s) em 31 de janeiro de 1997 – 25 anos atrás, um dos carros-chefes da Square Enix fez parte da infância e da adolescência de milhões de jogadores e entusiastas de todo o mundo e até hoje, é considerado, um dos melhores jogos da franquia; senão, um dos melhores RPGs da história.

*Boxart original de FFVII lançado para o PS1.

Com o desenvolvimento iniciado em 1994 e um orçamento financeiro de $45 milhões de dólares, a equipe contava com mais de 100 pessoas coordenadas por HIRONOBU Sakaguchi. (O criador e produtor da série), o diretor e escritor YOSHINORI Kitase e o ilustre compositor musical e instrumentista NOBUO Uematsu, FFVII foi o primeiro jogo da franquia a utilizar cenas em Full Motion Video e visuais tridimensionais sobrepostos sobre fundos de cenários pré-renderizados, que impressionam até os dias de hoje.

*Imagens de gameplay do protótipo de Final Fantasy VII para o Nintendo 64.

Originalmente, o projeto ambicioso que deveria ser um dos primeiros exclusivos do Nintendo 64 (devido a problemas técnicos ligados a tecnologia de renderização, o custo alto dos cartuchos e a já mencionada aliança não sucedida entre a Nintendo e a Sony), na época a Squaresoft decidiu usar a maior capacidade de armazenamento dos CD-ROM’s patenteados pela Sony e assim, chegou ao PlayStation 1. Com a esmagadora campanha de divulgação, críticas positivas da mídia especializada e ganhador de diversos prêmios consecutivos como o Jogo do Ano, FFVII popularizou o gênero RPG japonês no ocidente.

Vinte e três anos mais tarde, a Square-Enix relançou a edição remasterizada em alta definição do clássico para o Nintendo Switch, PlayStation 4 e XBOX em formato digital e físico.

Um remake do jogo foi lançado para PS4 e consecutivamente, uma edição encorpada para o PlayStation 5. A continuação do remake segue em desenvolvimento nos estúdios da Square Enix.

Em celebração aos 25 anos de aniversário da obra, hoje, o diretor de Final Fantasy VII e produtor do mencionado remake de FVII – YOSHINORE Kitase e o designer de personagens de FFVII e diretor criativo do Remake – TETSUYA Nomura, compartilharam mensagens de agradecimento:

“Este ano marca o 25º aniversário de Final Fantasy VII. Também marca o 35º aniversário da própria série, o que significa que Final Fantasy VII nasceu no 10º ano dessa longa história de 35 anos.

Pessoalmente, sempre pensei em FFVII como um jogo recente, mas na verdade agora se tornou um dos jogos da ‘série inicial’. Mesmo assim, fomos homenageados no ano passado quando foi eleito o terceiro jogo mais popular de todos os tempos por jogadores em uma pesquisa de TV (japonesa). O fato de podermos alcançar algo assim é muito graças a todo o apoio que tivemos de nossos fãs ao longo dos anos. Muito obrigado.

FFVII ressurgiu como o último jogo da série mais uma vez, com títulos como FFVII Remake e FFVII : The First Soldier, e você pode esperar novos desenvolvimentos ainda mais emocionantes no futuro!”

—YOSHINORI Kitase

 

“Com o 25º aniversário de FFVII neste ano, o jogo existe há um quarto de século. Sou realmente grato a todos os fãs que amaram Final Fantasy VII ao longo desses 25 anos e, graças ao seu apoio, CLOUD Strife nunca se sentiu tão longe durante esse tempo.

Continuando com o lançamento de FFVII Remake, FFVII : The First Soldier também está disponível, e em seguida temos FFVII: Ever Crisis esperando nos bastidores também. Com todos esses novos projetos empolgantes, tenho uma noção de lançamento de como mais e mais pessoas estão apoiando Final Fantasy VII. Não apenas os fãs do jogo original, mas também aqueles que nunca o experimentaram estão sendo atraídos para o mundo único deFFVII .

E haverá ainda mais novos projetos de FFVII que começaram após o remake no futuro também. A equipe vê este 25º aniversário como um ponto de passagem em nossa jornada com FFVII e continuará avançando para coisas ainda maiores, então continuem nos apoiando daqui para frente!”

—TETSUYA Nomura

A própria Square-Enix divulgou um novo logo e em seguida, provocou os fãs do obra com o seguinte anúncio: “mais informações sobre o 25º aniversário de Final Fantasy VII serão anunciadas no futuro, então continue apoiando Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII original”.

Além do desenvolvimento de Final Fantasy VII Remake Parte II, o que será que vem por aí?    

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: twitter/FinalFantasyVIIRemake