A cada ano que passa, a comunidade gamer sempre se pega fazendo o mesmo questionamento: PES ou FIFA, qual dos dois está compensando mais? O grande embate é tradicional no mundo dos videogames, pois em termos de jogos que simulam o futebol, esses dois são os únicos que importam.

A cada lançamento, novas funcionalidades, modos de jogos, atualizações de gráficos, mudanças na jogabilidade e a inserção de novos clubes e jogadores deixam os fãs eletrizados, loucos para experimentar esses novos games.

Os mais recentes são as versões 2021 das duas franquias. Entretanto, uma coisa precisa ser pontuada: a Konami, responsável pelo PES, afirma que o jogo atual é mais uma atualização do que um novo jogo, pois sua produção foi afetada pela pandemia do Coronavírus. A EA Games, por outro lado, não perdeu tempo e trouxe para o mercado um novo adicional para sua franquia de sucesso.

Mas, afinal, qual é o melhor? PES ou FIFA? É o que vamos comparar nesse post! Siga a leitura e veja o que a Big Boy Games acha:

PES ou FIFA: qual deles tem os melhores gráficos?

Ambos FIFA e PES geraram certa expectativa em seus jogadores, por serem os jogos de “despedida” do PS4 e do Xbox One, já que os próximos volumes serão focados nos novos consoles e em suas funcionalidades. Ainda assim, nenhum dos dois games surpreendeu por uma grande revolução nos gráficos. Na realidade, o que recebemos foi algo mais perto de uma continuidade de trabalho, otimizando certos detalhes.

Leia também o nosso Comparativo: Xbox One ou PS4? As vantagens de cada console!

Em FIFA 2021, é notável uma melhora maior nos gráficos, comparado à versão 2020 do game. Os maiores destaques vão para a iluminação e os traços reais dos personagens, que evoluíram muito de um ano para o outro.

Entretanto, quando falamos de realismo entre os dois simuladores de futebol, não tem jeito: o PES ganha essa briga! No game da Konami, o realismo em cada jogador é muito maior do que os disponíveis em FIFA, que parecem mais com desenhos animados. Só que se comparamos o PES 2021 com sua versão anterior, a atualização de gráficos é bem sutil, quase imperceptível.

Frente a frente, FIFA se destaca por ter maiores melhorias de um ano para outro. Ainda assim, mesmo sem atualizações significativas, PES continua sendo o melhor quando o assunto é a reprodução da realidade.

PES ou FIFA: qual tem a melhor jogabilidade?

Por se tratar de apenas uma atualização, o novo PES também se manteve sutil em suas melhorias de jogabilidade. O que se sabe é que a Konami fez otimizações em sua precisão de chutes, nos domínios de bola, nos dribles e no estilo de jogo de cada jogador. Mesmo assim, o jogo se destaca mais uma vez em termos de realismo, com movimentos de bola e física mais fiéis à realidade.

Já o novo FIFA, da EA Games, focou em fazer maiores atualizações em seu gameplay. Por começar no seu modo de Condução Ágil que, segundo a produtora do game, foi criado a partir de grandes estudos sobre a captura de movimento dos dribles de melhores jogadores nesse assunto. Com esse recurso, podemos manter o controle da bola com mais facilidade, pois é possível driblar em diferentes situações.

A mecânica de posicionamento recebeu atenção também, o que faz com que no jogo atual os jogadores de meio de campo consigam achar melhores oportunidades para fazer enfiadas de bola, enquanto os atacantes respondem melhor às linhas de impedimento, prestando mais atenção nelas.

Os modos de jogo

Além das tradicionais partidas, os dois jogos possibilitam passar horas a fio jogando no modo carreira, em que você deverá assumir o gerenciamento de um único clube, fazer com que ele evolua nos campeonatos e lidar com os negócios fora do campo, como a contratação de novos jogadores.

No PES 2021, esse modo se chama Master League. Para alguns, no PES ele é melhor executado do que no FIFA, pois conta com mais cenas, diferentes táticas e clubes com mais personalidade – cada jogador parece contar com mais individualidade nele. Por esses motivos, o modo Master League do PES se parece mais com um jogo RPG do que o de seu concorrente.

No FIFA, temos o Modo Carreira que na versão de 2021 ganhou atualizações. No jogo da EA, o modo carreira conta com planejamento de calendários, treinamentos, alterações no ritmo de jogo e opções mais avançadas de transferência.

Um grande ponto de diferença entre os dois modos de carreira, que faz o FIFA sair na frente, é a sua mecânica de substituição de jogadores após a aposentadoria. No PES, isso acontece de forma muito mais simples e fora da realidade, pois é como se um jogador profissional com anos de carreira que se aposenta é logo substituído por uma versão mais nova sua, com outro nome, mas com atributos e habilidades bem parecidas.

No FIFA, essa troca é realista: quando um jogador se aposenta, é preciso tomar decisões estratégicas para encontrar dentre os jogadores mais novos disponíveis, aquele que demonstra um grande potencial, que precisará ser trabalhado para somar ao time.

Além dessas diferenças no modo de carreira, FIFA sai na frente por seu modo de jogo chamado Futebol Volta. Nele, podemos nos aventurar em um estilo de futebol de rua, em partidas 5×5, em quadras localizadas em meio de cidades como São Paulo, com uma mecânica própria de jogo.

A maior diferença entre FIFA e PES: os clubes e jogadores licenciados

Na prática, o que mais interessa alguns jogadores dos simuladores de futebol são as opções de clubes e jogadores. Essa é a diferença mais gritante entre os dois jogos.

Enquanto o FIFA possui o Real Madrid, o PES tapa o buraco do grande time com um clube fictício, chamado Madrid Chamartín B. Por outro lado, PES é dono da licença de uso do Juventus, o que faz com que a EA Games o substitua com o fictício Piemonte Calcio. Outro grande clube que dá as caras em PES 2021 é o Barcelona, trazendo consigo a licença de Messi e CR7 como jogadores disponíveis no jogo da Konami.

Os campeonatos também são licenciados, fazendo com que o FIFA saia na frente por ter em suas mãos a Champions League, a Europa League, a Libertadores e outros grandes campeonatos. Entretanto, PES se destaca para o público brasileiro por ter os direitos sobre o Brasileirão Série A e B.

Plataformas

Ambos os jogos estão disponíveis para PS4, Xbox One e para o PC. O FIFA sai na frente mais uma vez, por oferecer seu game em outras plataformas também, como o Nintendo Switch e os consoles da nova geração:

PES 2021:

  • Playstation 4
  • Xbox One
  • PC

FIFA 2021:

  • Playstation 4
  • Playstation 5
  • Nintendo Switch
  • Xbox One
  • Xbox Series X/S
  • PC

Veredito final: Qual é o melhor? PES ou FIFA?

No fim das contas, qual você deve escolher para jogar? O PES ou FIFA 2021? A opinião da Big Boy Games tende para o FIFA 2021, pois a EA Games oferece um jogo completamente novo, bastante repaginado e com melhores atualizações, comparado com o PES.

Um grande fator que nos faz preferir o FIFA é pela quantidade esmagadora de times e jogadores licenciados, bastante superior aos que estão disponíveis para jogar no PES.

No entanto, se você prefere realismo, o Pro Evolution Soccer da Konami pode ser o melhor para você! Nele, o jogo segue muito mais fiel à uma verdadeira partida de futebol no mundo real.

Para garantir o seu, acesse o site da Big Boy Games, selecione o seu console no menu e aproveite para comprar seu game preferido em mídia física original.

E se você gostou desse conteúdo, pode ter certeza que aqui em nosso blog vai encontrar outros posts que vão te interessar! Já que estamos falando de novidades no mundo dos games, que tal continuar sua leitura conferindo a lista com os lançamentos de jogos mais aguardados de 2021?

Até mais!