Os óculos de realidade virtual ganharam popularidade a pouco tempo, afinal de contas os primeiros modelos foram lançados em 2012. Mesmo assim, talvez você até já tenha visto um, porém, pode não saber como o óculos de realidade virtual funciona e até mesmo para que ele serve!

A tecnologia de realidade virtual ou VR, ganhou destaque no ramo do entretenimento, já que esse é um aparelho muito utilizado em videogames, sobretudo, nos jogos de Playstation 4.

Esse aparelho também está presente para auxiliar as pessoas no dia-a-dia, com simuladores utilizados por alunos em auto escolas, em escolas de voos e também por médicos para simular cirurgias de alta complexidade.

O que é Realidade Virtual?

A realidade virtual ou VR, sigla derivada do inglês “Virtual Reality”, nada mais é que uma tecnologia de interface criada para fazer uma imersão entre o ambiente real e virtual, simulado por um computador ou Smartphone.

Essa tecnologia funciona enganando os sentidos por meio de sons, efeitos sonoros e táteis, fazendo com que a pessoa se sinta dentro daquele universo, situação ou lugar em que está inserida.

Para que a pessoa possa imergir nessa “nova dimensão” são utilizados óculos e headsets específicos, eles contam com displays estereoscópicos ultra funcionais!

Os óculos de realidade virtual

Os primeiros óculos com o uso dessa tecnologia foram criados em 2012 por Palmer Luckey, no entanto, eles só ganharam as prateleiras das lojas e o público em geral em 2016, quando o modelo de óculos Rift foi comprado pelo Facebook.

Os óculos VR, assim como a tecnologia em si, criam uma ilusão, ou seja, por meio da estereoscopia os óculos criam uma imagem com profundidade. Mas, como isso é possível? A estereoscopia gera duas imagens diferentes e cada uma é projetada em um olho fazendo com que o cérebro acredite que as duas imagens na verdade são uma só, criando uma impressão mais realística.

Além das imagens, os óculos também isolam o som ambiente, fazendo com que a pessoa escute apenas os sons ou ruídos do local ou situação projetada no óculos. Isso se dá devido ao sistema de áudio em 3 dimensões, dessa forma é possível se sentir dentro dessa nova realidade.

Como funciona o óculos de realidade virtual?

Os óculos de realidade virtual apenas projetam a imagem nos olhos, sendo assim, para que eles funcionem é necessário também um computador, um smartphone ou demais aplicativos.

São os smartphones ou computadores que processam as informações e repassam aos óculos para que elas cheguem aos olhos.

Os óculos de realidade virtual são uma versão mais evoluída e tecnológica dos óculos 3D. Enquanto o 3D projeta a imagem tridimensional apenas no campo de visão das lentes, o óculos VR permite que a pessoa possa mexer a cabeça em todas as direções sem perder a visualização da imagem.

Isso só é possível por conta dos sensores de acelerômetro, giroscópio e magnetômetro que são ativados. Os recursos de heading tracking e do sistema 6DoF – Six Degrees of Freedon, que tem base nos eixos X (largura), Y (altura) e Z (profundidade), dão a sensação de profundidade e rastreiam os movimentos da cabeça em qualquer direção.

Para que o óculos funcione e o head tracking seja ativado é necessário calibrar com o computador ou smartphone, assim é possível que o óculos identifique o ponto de profundidade entre a largura e a altura em comparação a cabeça.

Usos de realidade virtual

A tecnologia de VR avançou quantitativamente, se popularizando a cada dia. Atualmente ela pode ser utilizada não só em consoles de videogame como também em treinamentos profissionais e tratamentos médicos.

Escolas de aviação e autoescola fazem o uso dessa tecnologia por meio de simuladores, assim, os alunos podem ter uma noção maior de como é pilotar um avião ou dirigir um carro antes de ir para a parte prática de fato.

Alguns treinamentos corporativos também são feitos utilizando óculos VR, principalmente na área de engenharia ou da saúde.

Falando em saúde, a realidade virtual é uma alternativa usada em diagnósticos, pesquisas e até mesmo tratamentos médicos. Alguns psicólogos, por exemplo, fazem o tratamento de pacientes com fobias usando a tecnologia, já que ela simula o ambiente e protege a integridade física.

Games com realidade virtual

A indústria dos games investe cada vez mais em jogos que fazem o uso dessa tecnologia para oferecer ao jogador uma experiência completa e uma imersão no universo do jogo. Já existem pelo menos 500 tipos de jogos diferentes que fazem uso da tecnologia, desde experiências mais simples até outras opções mais completas.

No “Job Simulator” é possível realizar tarefas do nosso cotidiano como cortar um pão ou preparar um sanduíche. Já no “Star Treck – Bridge Crew” você pode jogar sozinho ou acompanhado estando a bordo da nave Enterprise. Entretanto, todos os jogadores devem ter seus próprios óculos.

O Playstation 4 conta com jogos VR como o “Resident Evil 7”, “Doom”, “Skyrim” e “Elite Dangerous” que levam o jogador para universos e aventuras “reais” com demônios, dragões cibernéticos e muito mais.

Aposto que você não sabia que os óculos de realidade virtual poderiam ser usados não só em jogos como também em simuladores e tratamentos médicos.

Se você gosta do universo dos games, não deixe de conferir o nosso post comparando o Xbox One e o Ps4, por lá, mostramos as vantagens de cada console. Até o próximo post!