Hoje em dia, é comum que os amantes de games fiquem em dúvida quanto à plataforma que vão utilizar, visto que existem muitas opções, variando entre PlayStation, Xbox e Nintendo. Este último é motivo de muitas dúvidas, players diariamente se perguntam se o Nintendo Switch vale a pena.

Hoje, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de se adquirir esse console e, ao final, você encontrará a resposta para essa questão. Se você é um jogador veemente dos consoles dessa empresa ou quer uma outra opção para seus momentos de lazer, não deixe de ficar ligado nessa leitura!

Switch: conheça tudo que a plataforma oferece!

Esse console veio para competir diretamente com outros consoles dos concorrentes, além de trazer a vantagem de ser portátil, o que torna o seu uso mais recorrente e mais simples. Com 62 milhões de vendas, ele deixa no chinelo o Xbox One, que possui quase vinte milhões a menos de unidades vendidas.

Em linhas gerais, ele traz a comodidade de se usar na televisão assim como ser portátil, o que é um grande trunfo se comparado aos outros, visto que eles não podem ser usados em qualquer lugar e que requerem a instalação para a visualização da imagem em um monitor ou televisão.

Além disso, essa plataforma contém dois modelos, o que permite que os jogadores escolham o que melhor atenderá suas necessidades.

O primeiro deles é o padrão, já citado, que contém a tela e os joysticks laterais chamados de Joy-Cons, que podem ser destacados para o uso. Esse permite que a imersão com a narrativa seja mais profunda, visto que é possível jogar em telas maiores pela compatibilidade com a doca.

O segundo é o modelo Lite, que não traz a função híbrida e outros detalhes. Essa versão pode ser jogada apenas como portátil e não tem controles destacáveis. Esse último tipo costuma ter uma qualidade menor em questões gráficas e uma performance mais baixa do que a versão normal.

Ambos desfrutam dos mesmos jogos, o que vai ditar a compra é a sua preferência de plataforma. Caso não ligue muito para o desempenho e dê mais valor à praticidade, o Lite é o melhor. Se quer uma interação maior, boa visibilidade e gráficos de alta qualidade o modelo normal é indicado.

Desvantagens do Switch

O que pesa mais na hora de avaliar se o Nintendo Switch vale a pena ou não são os jogos. A plataforma tem muita exclusividade de franquias que Xbox e PS não tem, por exemplo, contudo a falta de títulos de narrativas realistas pode ser considerada uma falha por muitos, como esportes e corrida.

A demora no lançamento de novos games também pode ser um problema, visto que é muito fácil enjoar quando se joga sempre a mesma coisa por vários dias. Mesmo quando anunciados, esses demoram a surgir, para a tristeza dos amantes do Switch.

Paciência no mundo dos jogos é a chave, mas nem todos aguentam uma demora muito prolongada, que gera insatisfação entre os gamers.

Se você tem interesse em conhecer mais jogos, confira nosso post exclusivo sobre o top 10 dos melhores jogos do Nintendo Switch e aumente sua lista!

O que também pode ser avaliado como uma desvantagem é o preço. Em nosso país, é comum encontrar as versões entre R$1.500 e R$3.000, visto com maus olhos por alguns, já que adquirir um console concorrente que aceita mais comandos pelo mesmo preço é fácil.

Mas tudo isso é baseado concomitante às práticas das outras empresas. Se você acha que são apenas aspectos comuns e que não interferem no seu modo de jogo, por que não se baseia apenas nas vantagens? Há muitas!

Vantagens do Switch

Parecido com o Game Pass, a empresa oferece o Nintendo Switch Online, uma assinatura que permite jogar títulos que aceitam multiplayers online, alguns do Super Mario, por exemplo.

Além disso, essa assinatura permite que seus dados sejam salvos em nuvem e oferece acesso a uma galeria com mais de 50 games de renome da plataforma. Para outros, ela não é necessária. Mas é interessante ter para possuir os clássicos se você é um fã, não acha?

Uma grande vantagem é que o Switch oferece o game The Legend of Zelda: Breath of the Wild, título aclamado pela crítica e pelos gamers devido a sua história complexa e imersiva, repleta de detalhes que prendem a atenção por muito tempo.

Ademais, ele também tem vários acessórios disponíveis que deixam a jogabilidade mais completa e fácil, proporcionando muita praticidade para manuseio, como o volante e controle semelhante aos modelos comuns.

E se você acha que a capacidade de armazenamento do console é pouca, pode facilmente adquirir cartões para expandi-lo, visto que há entradas que permitem esse acessório.

No fim, o que decidirá se vale a pena adquirir o Nintendo Switch é, exclusivamente, o seu gosto. É inegável que os jogos da empresa são clássicos e muito divertidos de se ter. Avalie com atenção tudo que apresentamos aqui e terá sua resposta conseguinte as suas necessidades.

Para saber tudo sobre o mundo dos games, acompanhe-nos semanalmente. Temos conteúdos incríveis preparados especialmente para você!