Ainda que o jogo ofereça modos criativos, survival e aventura (entre outros!), com diversas possibilidades de jogo, muitos de nós nos perguntamos a mesma coisa: afinal, o que fazer no Minecraft?

No modo criativo, especificamente, é como se tivéssemos uma folha de papel em branco, pronta para receber qualquer coisa que nossa imaginação mandar, mas vez ou outra não conseguimos pensar em algo legal para fazer.

Você já viveu isso, né? Nós temos certeza! Por isso, o Blog da Big Boy Games traz aqui neste post algumas ideias para você se inspirar e colocar seu lado arquiteto para trabalhar. Veja:

Veja o que fazer no Minecraft com 12 inspirações da Big Boy

Aqui vão algumas dicas do que construir no Minecraft para você nunca mais ficar sem ideias quando estiver jogando. Desde bases iradas até construções realísticas, separamos para você 12 inspirações. Saca só:

1. Um portal pro Nether bem bonitão

Você sabia que os portais para o Nether em Minecraft não precisam ser sem graça, né? Eles, inclusive, podem ter seu tamanho alterado, o que faz com que diversos jogadores criem construções temáticas apenas para abrigar o portal.

Por isso, a próxima vez que você não souber o que fazer ou o que construir no Minecraft, pode começar trabalhando em seu portal. Você pode criar um salão decorado especialmente para o portal do Nether ou, ainda, criar um portal gigantesco, que se destaque na paisagem.

Uma dica é usar os materiais que você encontra por lá para deixar a sua construção ainda mais temática, como o netherrack, nether brick e a lava.

2. Uma torre de bruxo bastante épica

Minecraft é um jogo que possui ares medievais, já que construímos mesas de artesãos, espadas e preparamos poções. Por isso, é sempre uma boa pedida mergulhar de cabeça na temática medieval e criar construções que combinem bem com o ambiente do jogo.

Uma das construções medievais mais legais são as torres de feitiçaria, que você pode construir usando blocos de pedra, de madeira, de pedregulho e com as vinhas das árvores. Ali, você pode colocar sua mesa de encantamentos, caldeirões e seus equipamentos de preparos de poções. Assim você vai se sentir um feiticeiro de respeito!

3. Bases subterrâneas

As áreas subterrâneas do jogo não servem apenas para minerar. Você pode explorá-las também e utilizá-las para fazer suas construções.

Você pode criar sua própria base embaixo da terra ou, se estiver se sentindo um pouco mais audacioso, pode tentar criar uma vila inteira no subterrâneo. Para isso, você precisará enfrentar alguns desafios, como fazer com que a grama cresça lá embaixo.

4. Bases submersas

Já que estamos falando de bases fora do comum, outra possibilidade que costuma deixar os jogadores de Minecraft fascinados são as construções feitas embaixo d’água. Para construir uma dessas você precisará de bastante tempo e esforço, mas ao ver as paredes de vidro que protegem sua base do oceano lá fora, você perceberá que tudo valeu a pena.

Para construir uma dessas, você precisará isolar um espaço dentro de um rio ou oceano e usar as esponjas para secar a água – um trabalhão e tanto, nós já avisamos!

5. Castelos medievais

Quem se vê sem ideias do que fazer no Minecraft, quase sempre cai nessa opção clássica: construir um castelo. Como você já sabe, o jogo tem um certo ar medieval e, por isso, essas construções combinam muito bem com todo o cenário da aventura.

Há quem construa castelos bastante complexos, como os jogadores que já fizeram uma réplica do castelo de Hogwarts, de Harry Potter, no entanto você não precisa fazer algo tão específico assim. Utilize blocos de pedregulho e tijolos de pedra e faça o castelo do seu jeito! Depois, é só utilizá-lo como base.

6. Navios de piratas

Se quando procurou por ideias do que construir no Minecraft esperava encontrar projetos de larga escala para mostrar suas habilidades como construtor, então a construção de um navio pirata é uma boa ideia para você!

Essa construção pode se tornar uma das coisas mais impressionantes de seu mundo em Minecraft! Para isso, use madeira mais clara em sua estrutura e, na parte em que o navio toca na água, utilize madeiras escuras. Assim você cria um efeito bem legal no visual do seu navio.

Na internet é possível encontrar diferentes tutoriais, que ensinam formas diferentes de construir um navio pirata no Minecraft.

7. Pontes grandiosas

Dependendo do bioma em que você esteja jogando Minecraft, criar uma travessia d’água é indispensável para sua aventura. E já que você precisa criar uma, por que não criá-la cheia de estilo?

Essa é uma ótima oportunidade para você se sentir como um verdadeiro arquiteto com suas construções. Dê preferência a materiais como pedras, tijolos e madeiras ao invés de terra e pedregulhos para criar uma ponte de respeito, com o visual parecido com a famosa Golden Gate – aquela ponte famosíssima de São Francisco, nos Estados Unidos.

8. Uma incrível ilha flutuante

Por que não deixar a sua base um pouco mais mística e futurista? Em Minecraft, é possível até mesmo criar o seu próprio espaço que flutua acima do solo!

Para fazer um desses, você precisará usar andaimes de bambu para subir até uma altura considerável e, ali, posicionar a sua volta os blocos que formarão sua nova base, lembrando apenas de evitar os blocos de areia e cascalho, pois esses não flutuam como os outros materiais.

Não se esqueça também de construir uma forma de descer de lá de cima sempre que precisar, como os próprios andaimes, uma escada, ou construí-la acima de um corpo d’água, em que você possa pular para descer.

9. Estatuas decorativas para suas construções

Quando estiver afim de decorar seus espaços, pode apostar na construção de algumas estátuas que vão deixar o seu mundo em Minecraft um pouco mais épico.

Usando blocos de pedra, é possível fazer esculturas do que você quiser: seus mobs favoritos, itens, personagens, animais e seres mitológicos, por exemplo. Olhe para aquele espaço vazio dentro de suas construções e pense bem… Será que ele não ficaria muito mais irado com uma estátua ali?

10. Um farol

Gosta de jogar perto do oceano e construir uma temática marítima em volta disso? Já construiu um navio pirata? Então o próximo passo é fazer um belo farol marítimo que complete o seu espaço com o que falta! Essa construção vai ser uma baita decoração para seu jogo.

Portanto, escolha um espaço na praia, próximo ao mar, e estabeleça ali a construção da torre do seu farol.

Utilize materiais brancos e vermelhos em sua estrutura para garantir aquele visual clássico dos faróis marítimos e não se esqueça de colocar uma luz no topo da torre, que poderá ser vista por longas distâncias dali.

11. Fazendas automáticas

Uma ótima forma de otimizar seu tempo de jogo é criando fazendas automatizadas, que fazem sozinhas o serviço que você precisaria fazer para colher os itens que você produz. Basta fazer uma simples pesquisa no youtube e diferentes tutoriais, que ensinam a construir diferentes fazendas, vão aparecer para você!

Um bom exemplo é criar uma fazenda automatizada de galinhas, que produza para você novos ovos, guardados automaticamente em um baú, e novas galinhas que você poderá deixar crescer até que estejam boas para se tornar alimento.

12. Pontos turísticos da vida real

Já pensou em construir a Torre Eiffel, o Big Ben ou a Esfinge do Egito no seu jogo? Essa é uma boa ideia para quem está entediado e procura coisas legais para construir no Minecraft.

Acredite ou não, dá pra reproduzir qualquer um desses pontos turísticos – e outros! – usando os blocos de diferentes materiais encontrados no universo de Minecraft. Escolha o seu lugar preferido, procure algumas inspirações, arregace as mangas e mão na massa!

Explore outros modos de jogo

Após ler toda a nossa lista de inspirações, você não vai mais se perguntar o que fazer no Minecraft tão cedo, não é mesmo? Acima você pode encontrar desde construções simples até as mais complexas, que vão exigir um bom tempo de jogo para que você consiga finalizar tudo.

Se ainda assim se sentir entediado jogando Minecraft, nossa última dica é explorar os outros modos do jogo, como entrar em servidores que permitam jogar no modo multiplayer com seus amigos. Caso goste do modo aventura multiplayer, o novo game da franquia – Minecraft Dungeons – também é uma ótima pedida para se divertir.

Com o fim da nossa lista, que tal ler também o post da Big Boy Games sobre os melhores jogos de mundo aberto? Temos certeza que os apreciadores de Minecraft também vão adorar conhecer esses títulos novos.

Nos vemos logo, até lá!