Quanto tempo dura o ciclo de vida útil de um console? Depende do sistema, depende do seu sucesso comercial. Embora haja raras exceções. (Como o GameBoy original – um dos primeiros portáteis da Nintendo), o padrão é que maioria dos consoles dura 5 anos. Seguindo essa linha de pensamento, deduzimos que o Nintendo Switch esteja próximo dos seus últimos anos, já que em fevereiro de 2022, a plataforma híbrida da Big N completa 5 anos.

Mas a Nintendo, mais uma vez, afirma que a plataforma híbrida está no meio de sua existência comercial. Falando durante uma sessão de perguntas e respostas com os acionistas no Briefing de Gestão Corporativa da Nintendo, o presidente Shuntaro Furukawa novamente afirmou que o Switch não está no fim de seu ciclo de vida útil:

“Já é o quinto ano desde o lançamento do Nintendo Switch, e a venda total de hardware ultrapassou 90 milhões de unidades. Reconhecemos que o sistema está no meio de ciclo de vida. O lançamento do Switch – OLED Model também tem contribuído para o contínuo impulso de vendas e agora estamos oferecendo aos consumidores três modelos de Nintendo Switch para combinar com seus estilos de jogo e estilos de vida, bem como uma gama ampla de softwares. Com isso, acreditamos que foi lançada uma base para o crescimento que excede o que considerávamos anteriormente um ciclo de vida de hardware convencional. Internamente, estamos considerando várias coisas sobre o próximo console de jogos, mas, por favor, entenda que hoje, não podemos falar sobre o momento certo de lançamento, nem o seu conceito. “ – pontua Furukawa.

Com duas variantes adicionais no mercado, a família Switch está se expandindo da mesma forma que a Nintendo expandiu as linhas do DS e 3DS, e, se os rumores serem confirmados como verdadeiros, a gigante japonesa poderá adicionar um modelo “Pro” no futuro próximo para tecnicamente, expandir o ciclo de vida do sistema. Então, talvez um ciclo de vida de 10 anos não seja tão estranho.

Inclusive, a plataforma, os seus jogos e acessórios são os produtos mais vendidos da rede de varejo da BIG BOY GAMES, que conta com uma das bibliotecas de jogos mais completas do país!

Certamente, com mais de 90 milhões de unidades vendidas desde 2017 e a demanda estável, a Nintendo vê poucos motivos para começar a falar abertamente sobre sua próxima plataforma de hardware.

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: NintendoQ&A