Nos últimos meses, a divisão que possui alguns dos principais clássicos e IPs como Crash Bandicoot, Spyro, Tony Hawk’s Pro Skater, Overwatch e Diablo – a Activision Blizzard já vinha sendo algo de polêmicas controvérsias sobre ambiente de trabalho extremamente tóxico, assédios sexuais, má conduta de seus diretores e funcionários e outros problemas, que resultaram em uma atual demissão de mais de 40 profissionais. Passada a notícia, hoje a Microsoft anunciou que adquiriu a divisão Activision Blizzard. De acordo com algumas informações compartilhadas na imprensa, a MS pagará um valor em torno dos $70 bilhões de dólares. Com isso, boa parte dos jogos da divisão serão adicionados à biblioteca do XBOX Game Pass.

Assim que o acordo for finalizado, os negócios da Activision Blizzard vão responder a mim como CEO da Microsoft Gaming. ” – afirma Phil Spencer.

De acordo com Spencer, a Microsoft pretende trazer a maior quantidade possível de títulos da divisão AB para o serviço de assinaturas do XBOX e PC. Seguindo os passos das demais aquisição da empresa americana, significa que os jogadores terão acesso aos lançamentos no dia 1 sem ter que pagar nenhum valor adicional. E quanto à outras plataformas? O PlayStation e o Nintendo Switch deixarão de receber os títulos com o selo da publicadora.

As franquias fantásticas da Activision Blizzard vão acelerar nossos planos para o Cloud Gaming, permitindo que mais pessoas em mais lugares ao redor do mundo participem da comunidade Xbox usando telefones, tablets, laptops e outros dispositivos que já possuem. “ – explicou o executivo.

Para acabar com as atuais polêmicas da AC, Spencer reiterou que a Microsoft valoriza a inclusão e que gosta de manter a autonomia de cada estúdio que possui, ao mesmo tempo que assegura que cada pessoa é tratada com respeito e dignidade. E que assim seja!

O anúncio da aquisição da Activision Blizzard, pode ser lido no release oficial abaixo:

Com três bilhões de pessoas jogando ativamente hoje e alimentadas por uma nova geração mergulhada nas alegrias do entretenimento interativo, os jogos são agora a forma de entretenimento maior e de mais rápido crescimento. Hoje, a Microsoft Corp. anunciou planos para adquirir a Activision Blizzard Inc., líder em desenvolvimento de jogos e editora de conteúdo de entretenimento interativo. Essa aquisição acelerará o crescimento do negócio de jogos da Microsoft em dispositivos móveis, PC, console e nuvem e fornecerá blocos de construção para o metaverso.

Quando a transação for concluída, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony. A aquisição planejada inclui franquias icônicas dos estúdios Activision, Blizzard e King, como “Warcraft”, “Diablo”, “Overwatch”, “Call of Duty” e “Candy Crush”, além de atividades globais de eSports através da Major League Gaming. A empresa tem estúdios em todo o mundo com cerca de 10.000 funcionários.

“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos.”

Como equipe, temos a missão de estender a alegria e a comunidade dos jogos a todos no planeta. Todos sabemos que os jogos são a forma de entretenimento mais vibrante e dinâmica do mundo e experimentamos o poder da conexão social e da amizade que os jogos tornam possível.

À medida que perseguimos essa missão, é incrivelmente emocionante anunciar que a Microsoft concordou em adquirir a Activision Blizzard.

Ao longo de muitas décadas, os estúdios e equipes que compõem a Activision Blizzard conquistaram grandes fontes de alegria e respeito de bilhões de pessoas em todo o mundo. Estamos incrivelmente empolgados por ter a chance de trabalhar com pessoas incríveis, talentosas e dedicadas da Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software , Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e todas as equipes da Activision Blizzard.

Até que esta transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming continuarão operando de forma independente. Assim que o acordo estiver concluído, o negócio da Activision Blizzard se reportará a mim como CEO da Microsoft Gaming.

As fantásticas franquias da Activision Blizzard também acelerarão nossos planos para Cloud Gaming, permitindo que mais pessoas em mais lugares ao redor do mundo participem da comunidade Xbox usando telefones, tablets, laptops e outros dispositivos que você já possui. Os jogos da Activision Blizzard são apreciados em várias plataformas e planejamos continuar apoiando essas comunidades no futuro.

Como empresa, a Microsoft está comprometida com nossa jornada para inclusão em todos os aspectos dos jogos, entre funcionários e jogadores. Valorizamos profundamente as culturas de estúdio individuais. Acreditamos também que o sucesso criativo e a autonomia andam de mãos dadas com o tratamento de cada pessoa com dignidade e respeito. Mantemos todas as equipes e todos os líderes nesse compromisso. Estamos ansiosos para estender nossa cultura de inclusão proativa para as grandes equipes da Activision Blizzard.

Em todo o mundo, não há local mais emocionante para diversão e conexão do que os videogames. E nunca houve um momento melhor para jogar do que agora. À medida que estendemos a alegria e a comunidade de jogos a todos, estamos ansiosos para receber todos os nossos amigos da Activision Blizzard no Microsoft Gaming.

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: MicrosoftGamingtwitter/PhilSpencer