Todo player que se preze sabe a satisfação que é ouvir um “finish him!” ou um “fatality!” do bom e velho Mortal Kombat. Os jogos de luta são clássicos em quase todos os consoles e ganham sempre novas versões. Isso porque a competitividade e a rivalidade que só os melhores jogos de luta têm são capazes de acender o fogo nos olhos de qualquer gamer!

O gênero é tão amado que existe uma variedade de jogos de luta para as diferentes plataformas. Mas a gente sabe: alguns desses nunca chegarão aos pés dos clássicos e aclamados como o Tekken ou Street Fighter.

Afinal, esses são clássicos que continuam se renovando por uma razão: a jogabilidade deles reúne fãs em todos os cantos, o que significa que o jogo é dos bons!

Mas nem só de clássicos vivem os amantes de jogos de luta. Os consoles mais recentes, com seus gráficos e funcionalidades avançadas também conquistam lugar no nosso coração com jogos mais atuais.

Por isso, separamos aqui nesse post nossa lista com as melhores franquias de jogos de luta de todos os tempos, saca só:

Os 7 melhores jogos de luta de todos os tempos

Antes de tudo vamos deixar um negócio bem claro: esse aqui não é um ranking, beleza?! Vamos listar as melhores franquias de jogos de luta mas sem ordem específica, até porque entrar em consenso se o melhor de todos é Mortal Kombat ou Street Fighter geraria uma baita discussão na nossa redação, hehe.

Mas, sem mais delongas, confira agora quais são os melhores jogos de luta:

1. Samurai Shodown

Começamos nossa lista com uma franquia de jogos que conquistou o seu lugar aqui por estimular as partidas mais acirradas entre os competidores. Em Samurai Shodown, embora o nome, nem todos os personagens são guerreiros japoneses. Mas as lutas são sim cheias de katanas e em cenários bem característicos.

Na década de 1990, quando lançaram o primeiro jogo da franquia, Samurai Shodown foi uma grande inovação por sua gama imensa de golpes e contra-ataques que permitia várias estratégias por parte dos jogadores para ganhar as partidas.

Na disputa com espadas é preciso estar bem atento: alguns golpes podem resultar em morte instantânea mesmo com a barra de HP com níveis lá em cima… Os golpes arriscados são característicos dessa franquia que vai te exigir bastante sangue frio e estratégia para ganhar cada partida.

Do Super Nintendo até os dias de hoje o jogo evoluiu e conta com versões para o Swtich, PS4 e 5, Xbox e até mesmo as versões mais antigas emuladas no android e no iOS.

samurai showdown

2. Soulcalibur

A gente continua a lista com outro jogo de luta com espadas: o Soulcalibur. Nesse jogo, é preciso realmente se treinar como um espadachim, aprender a antecipar o adversário e atingi-lo com movimentos verticais e horizontais da espada além de golpes corporais.

A versão mais recente, Soulcalibur VI, de 2018 é encontrada nas listagens de jogos de luta para PS4, Xbox e PC e faz sucesso por trazer todos os elementos bons da franquia, com design irado dos personagens e, o melhor de tudo, com Geralt de Rívia – de The Witcher – como um dos personagens jogáveis!

soulcalibur

3. Dragon Ball FighterZ

Talvez os jogos de Dragon Ball não sejam uma franquia bem estabelecida no gênero de jogos de luta, mas não podemos deixar de citar o Dragon Ball FighterZ, de 2018, como um dos melhores jogos de luta de todos os tempos!

Quem levantou as mãos pro alto pra ajudar o Goku com sua genki dama agora encontra outra forma de ajudá-lo nos combates.

O jogo disponível para PS3, PS4, Switch e PC conta com diversos Gokus – de verdade, é muito Goku – e outros personagens da série de desenhos que a gente cresceu assistindo. Tudo isso em um modelo de jogo frenético, com diferentes golpes e poderes que fazem jus ao gênero luta como a gente era acostumado antigamente. Vale a pena conferir!

dragon ball fighterz

4. Tekken

Um clássico que com certeza não poderia ficar de fora dessa lista é Tekken. Esse é um jogo obrigatório pra todo mundo que quer se aprofundar no gênero luta.

Tekken é, há tempos, a nossa referência de jogabilidade entre os jogos de luta. Isso porque o game permite escolher diferentes personagens, com diferentes estilos de combate e combos específicos de cada um. Dominar todos eles é um trabalho árduo mas extremamente satisfatório.

Desde 1997 a franquia é a preferida de muita gente e hoje conta com jogos para Xbox One, PS4 e PC.

tekken

5. Super Smash Bros

A aposta da Nintendo para o gênero de luta é o Super Smash Bros, que vem carregado de encontros inesperados e bom humor, característico da maioria dos jogos da desenvolvedora japonesa. A franquia é um imenso crossover entre personagens de diferentes universos e foi lançada, originalmente, em 1999 para o Nintendo 64.

De lá pra cá, os jogos reúnem os irmãos de Super Mario Bros e outros personagens de seu universo com outras personalidades como o Ryu de Street Fighter, o Pac-man, o Sonic e o Snake de Metal Gear. Entre ele, há também outros personagens que garantem uns encontros pra lá de inusitados.

Tudo isso com um grande diferencial: em Super Smash Bros os combatentes não possuem uma barra de HP para controlar a vida. Aqui, o dano é controlado por uma porcentagem recebida por cada personagem. Quanto maior esse número, maior é a chance dele ser lançado pra fora da arena.

O principal jogo de luta para Nintendo Switch é exclusivo da plataforma e não pode ser jogado em outros consoles.

super smash bros

6. Street Fighter

Chegando no final da nossa lista a gente começa a ficar nostálgico e, por isso, o game da vez é o Street Fighter. Essa é, com certeza, uma das melhores franquias de jogos de luta por ser jogado por diferentes gerações em diferentes plataformas. 

Quem não conhece o Ryu, a Shun Li, o Ken e até mesmo o brasileiro Blanka? Esses personagens icônicos e memoráveis são excelentes combatentes e protagonizam as melhores lutas no meio da rua (afinal estamos falando do street fighter, o lutador da rua, entendeu???).

O mais recente Street Fighter V Champion Edition é exclusivo do PC e PS4 e traz toda a jogabilidade e os personagens que a gente ama com os gráficos lindos que as plataformas atuais permitem: uma jogada imperdível.

street fighter

7. Mortal Kombat

Por fim, outro grande clássico que marcou a infância de muita gente e hoje em dia faz muito marmanjo gritar de alegria ao finalmente dar aquele Fatality! certeiro. Mortal Kombat é um dos games mais icônicos, não só do gênero luta.

Lançado primeiramente em 1992, a franquia se tornou tão amada e famosa que virou até filme e desenho animado. Tanta fama vem por conta dos diferentes personagens, com estilos de combate distintos e das icônicas frases de efeito que finalizam as lutas.

A franquia continua se atualizando e saiu do Arcade para hoje estar disponível no PC, Nintendo Switch, PS4 E Xbox ONE.

mortal kombat

Com isso chegamos ao fim da nossa listagem de melhores franquias de jogos de luta de todos os tempos. Eaí, o que você achou da lista? Acha que tem algum que ficou de fora? Comenta aqui no final do post e vamos ver se a galera concorda com você!

Para mais conteúdos como este, continue aqui no blog da Big Boy Games: que tal conferir agora a nossa lista de melhores jogos de mundo aberto? Te esperamos ali no próximo post!