Os jogos de escolha – ou interactive story games – fazem parte de uma modalidade de games cuja narrativa se modifica de acordo com as decisões que o jogador toma no desenvolver da história.

A ideia é que o player se coloque no lugar do personagem principal e faça as melhores escolhas em determinado contexto. Para garantir um mergulho mais profundo, esses games são desenvolvidos para serem jogados em primeira pessoa – dessa forma, gera-se uma maior empatia pelas personagens e as escolhas se tornam mais importantes.

O que torna esse modelo tão atrativo é que cada ação possui uma consequência e corrobora com o desfecho final. Portanto, diferente dos jogos lineares, os de escolha podem possuir dois ou mais finais diferentes. Sentiu a pressão que é se aventurar nesse tipo de game? Bom, garantimos que a emoção vale muito a pena!

Devido ao grande poder de imersão, os jogos de escolha têm ganhado cada vez mais popularidade, e títulos como Life is Strange e Detroit são destaques nessa lista de produções imperdíveis.

Para te ajudar a investir nos melhores games de escolha para se entreter nesta quarentena, separamos uma lista completa de produções que receberam as melhores críticas do público. Vamos lá?

1 – Life is Strange

Quem curte a teoria do efeito borboleta certamente vai adorar esse game! A história gira em torno da estudante de artes Max Caulfield que, ao se deparar com o assassinato de sua melhor amiga, descobre o poder de voltar no tempo e evita sua morte. O que ela não esperava é que essa ação traria uma consequência horrível, envolvendo a morte de milhares de pessoas.

As personagens são complexas e cheias de mistério. Aliás, não podemos deixar de mencionar que não se trata de um jogo para crianças – a história envolve temáticas como suicídio, drogas, assassinato e sequestro.

Apesar de possuir dois finais oficiais, o background muda em cada um dependendo das decisões que tomou ao longo do jogo: está na sua mão quem vive e quem morre! E engana-se quem pensa que as decisões são fáceis – um simples diálogo pode fazer toda diferença!

Tanto é que seu final pode ser conclusivo para acontecimentos do próximo título da série: Life is Strange 2. Apesar de ter foco na vida dos irmãos Sean e Daniel, alguns aspectos no enredo mudam de acordo com o que rolou no seu final de LIS 1.

Portanto, a série de Life is Strange, tanto o 1º quanto o 2º, é uma opção praticamente obrigatória de entretenimento e por isso ocupa o nosso pódio da lista. Vale a pena apostar nessa produção da Dontnod Entertainment!

(Disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One – além de Linux e Microsoft).

2 – Heavy Rain

Um dos clássicos da modalidade, Heavy Rain é um game de terror psicológico desenvolvido pela produtora Quantic Dream. O enredo se passa em quatro dias de tensão e suspense, seguindo as pistas de um serial killer que deixa uma pista macabra em cada crime cometido: um origami de papel.

Cada uma das quatro personagens segue pistas próprias, e o objetivo é impedir que o assassino execute a próxima vítima. O final da história é você quem faz!

(Disponível nas plataformas PS4, PS3 e Windows)

3 – Detroit: become human

Detroit: become human é uma verdadeira obra de arte da produtora Quantic Dream! O jogo se passa em um cenário futurista, onde humanos e andróides dividem espaço na atmosfera social: diversos cargos que hoje são ocupados apenas por humanos passam a ser preenchidos também pela inteligência artificial.

Com isso, já podemos presumir que os protagonistas com os quais jogamos são nada mais, nada menos que robôs, mais especificamente Kara, Markus e Connor – três andróides com papéis diferentes.

Kara: programada para executar tarefas do lar, como limpar e cozinhar. Devido à violência doméstica sofrida por seu ex dono, passa por consertos para reparar danos graves de integridade.

Markus: seu dono era um pintor famoso, com quem tinha uma ótima relação de mestre e aprendiz – relação a qual não era apreciada pelo filho do pintor, que não aceitava a ideia de o pai gostar mais de um robô do que do próprio filho.

Connor: programado para ajudar policiais e detetives a resolverem crimes cometidos por humanos e/ou divergentes – robôs que passaram a demonstrar emoções humanas.

É interessante destacar o surgimento dessa nova “raça” de andróides, os divergentes, pois são eles que fazem a trama acontecer. Seria possível os robôs adquirirem sentimentos? É um defeito de programação?

Essas questões são tratadas de maneira brilhante pelos produtores do jogo. Aliás, você é quem decide qual a personalidade e destino dos robôs, se eles se tornarão gentis ou hostis, se resistirão ou serão destruídos… Um pequeno spoiler: há divergência entre as três personalidades!

Se você curte o universo futurístico e se interessa pela relação entre humanos e máquinas, esse game é para você!

(Disponível para PS4 e Windows)

4 – The Wolf Among Us

Para os fãs de HQ, não poderia existir indicação melhor! The Wolf Among Us é um game baseado nos quadrinhos Fábulas, da DC Comics.

Neste jogo eletrônico, você assume a perspectiva do detetive Bigby Wolf – o grande Lobo Mau – que investiga o assassinato de uma mulher. Terror e violência brutal são um pouco dos elementos que você entrará com o desenrolar do enredo!

É possível interagir com personagens e escolher seus diálogos e ações, construindo sua narrativa e fazendo toda diferença para o final da história.

5 – Until Dawn

Terror é a palavra que define Until Dawn! Desenvolvido pela Supermassive Games, o jogo se passa em um chalé nas montanhas de Blackwood Pines, que pertence à família dos irmãos Josh, Hannah e Beth. Lá, os irmãos e um grupo de amigos se reúnem como tradição de inverno.

No entanto, o momento que era para ser de diversão acaba virando um verdadeiro pesadelo: psicopatas, monstros canibais, brigas… Tudo isso e muito mais envolvem o roteiro e tornam o jogo uma prova de sobrevivência. Quantos integrantes do grupo você conseguirá salvar? Suas escolhas irão determinar o destino de cada personagem!

E aí, ansioso para desfrutar de todos esses jogos incríveis? São ótimas opções para quem busca por entretenimento com imersão aprofundada! E se você já jogou algum deles, conta pra gente nos comentários, vamos adorar saber – mas sem spoilers, viu?!

Nos próximos posts, traremos mais dicas de jogos e consoles para você ficar sempre por dentro do que o universo gamer tem de melhor. Acompanhe o blog da Big Boy Games e até a próxima!