Desde que as especulações e rumores sobre o suposto serviço de assinaturas da Sony – o apelidado “Spartacus” circularam na rede, qualquer indício sobre retro compatibilidade é associado ao nome. Alguns jogos clássicos do PS3 estão aparecendo gradativamente no portal da PS Store do PS5. Normalmente, os títulos dos videogames clássicos da Sony como PS3 e PS2 aparecem disponíveis na PS Store do serviço PS Now, inclusive para a compra individual/ opcional. Mas aqui não é o caso, já que os seguintes títulos relatados não estão disponíveis na página da PS Now: Bejeweled, Prince of Persia: The Forgotten Sands e Prince of Persia: The Two Thrones.

Aparenta ser apenas um bug. Mas de qualquer forma, alguns veículos de comunicação à exemplo da Push Square afirmam que este é um dos sinais que a retro compatibilidade está a caminho do PlayStation 5.

Ainda não anunciado oficialmente, Spartacus é descrito como um serviço de assinaturas que unirá o PS Plus e PS Now a partir de três níveis de assinaturas de planos escolhidos pelos usuários: o básico (que daria acesso apenas à PS Plus atualmente), o intermediário (que daria acesso aos jogos do PS4 e PS5) e o avançado (que incluiria demos estendidas dos jogos, streaming de jogos e uma extensa biblioteca com os clássicos do PS1, PS2, PS3 e PSP.

Ainda não sabemos como os clássicos seriam reproduzidos, mas a imprensa aponta que será por via streaming. Outra possibilidade é que alguns clássicos dos consoles antigos sejam portados para o PlayStation 5 da mesma forma que o Nintendo Switch recebeu os clássicos do NES, Super Nintendo e Nintendo 64 através do Nintendo Switch Online.

Ainda que mais de três ou mais veículos de comunicação apontem tais rumores com veracidade, devemos tratar apenas como especulações, até que a Sony se pronuncie oficialmente.

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: VideoGameChroniclesPushSquare