Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Boa tarde fera, tudo joia? Tenho uma edição especial de colecionador do New Nintendo 3DS XL para abater naquela edição de Xenoblade Chronicles do Nintendo Switch que vc anunciou na comunidade do Face. Interessa? “.

Os jogos estão presentes na humanidade desde os primórdios da civilização – provindo de brincadeiras analógicas à exemplo do Xadrez. (Criado pelos chineses, há mais de dois mil anos) e que hoje, se transformaram em uma das mais rentáveis máquinas de “geração de emprego e renda” com a relevância com que o entretenimento é consumido na vida diária de homens e mulheres adultos e idosos, que mergulham em desafios complexos. Quebra-cabeças intuitivos que induzem ao jogador a usar o seu raciocínio e criatividade com euforia para revolver problemas e sobrepujar obstáculos dimensionais.

Os games não são apenas aceitos na cultura popular, eles são integrados a ela e jogados por todos. “ – NOVAK, 2010.

Certamente, uma das principais saídas para sobrepujar os efeitos causados pelo distanciamento social durante a pandemia foi e ainda é, mergulhar no universo dos jogos eletrônicos.

O poder de imersão dos videogames e a sequência constante de desafios são tão fortes que podem levar ao que os psicólogos chamam de *Flow (“fluxo” em inglês), ou estado de experiência máxima” – (KENSKI, 2003).

Estudos realizados na Universidade americana de Denver revelam que o videogame é capaz de treinar o raciocínio humano e suas aplicações no cotidiano, tornando possível melhorar o desempenho de um profissional em seu ambiente de trabalho.

Estudos feitos com as modernas técnicas de tomografia mostram que o videogame ativa e exercita mais áreas do cérebro do que as outras atividades de laser. ” – (SOUZA, 2006).

Abordando a indústria e o mercado de vendas de games no Brasil, diante da enxurrada de lançamentos dos jogos “AAA” ou “Indie” que invadem as prateleiras das lojas especializadas do nosso país, existe um mercado paralelo que acelera a compra por impulso e que diariamente, enriquece a nossa coleção.

O Mundo Fantástico, Supervalorizado e Controverso dos Jogos Usados.

Obviamente, não é novidade que o preço dos jogos usados (incluindo as raridades) nos Estados Unidos ou na terra do sol nascente, esteja mais barato do que aqui no Brasil.

Ainda assim, a prática de compra, venda e troca (entre seus colecionadores) faz com que a aquisição de jogos por impulso seja um processo instantâneo, que ocorre com muita frequência. Com mais frequência que as coleções de histórias em quadrinhos, DVDs ou Blu-Ray de filmes dos anos 90, CDs de um cantor específico etc. Muitas vezes, a compra por impulso faz com que os jogos tenham uma tiragem maior para criar um ciclo que gere uma cadeia de novos jogos a preços baixos e/ou médios, o que incentiva ainda mais as compras recorrentes de artigos de luxo.

É um ciclo tão vicioso quanto a premissa daquele game que faz com que a gente permaneça na mesma fase durante horas sem se dar conta de que temos, uma leva de outros grandes jogos para debulhar. Ainda temos tempo suficiente para isso?

Dos três ou quatro itens que você adquire de uma só vez, quantos deles você realmente consegue reaproveitar?

Quantos dos games que você adquiriu recentemente, você consegue debulhar até o final? É perito em quebrar recordes ou conquistar algum troféu?

Há quanto tempo que você não faz um rolo com aquele artigo que está pegando poeira em sua coleção?

Com que frequência você visita os fóruns e comunidades de vendas, compras e trocas de jogos usados?

Quantas vezes você já completou o Game Set daquela plataforma específica com o sistema de troca dos jogos usados?

Este sistema é adotado por setenta por cento das comunidades brasileiras de Games do Facebook. Uma vez que as negociações são bem-sucedidas via WhatsApp, as estações de metrô de São Paulo, por exemplo, se transformam no ponto de encontro de qualquer colecionador ou entusiasta.

Em um só dia, por sorte, eu completei a coleção dos jogos para Wii U em uma das lojas de games no centro de São Paulo – adquirindo as três raridades: Devil’s Third, Paper Mario: Color Splash e a lindíssima edição de colecionador do JRPG Xenoblade Chronicles X. Juntos, os três itens custaram R$ 489,00 reais. No sistema de troca, eu passei Sonic Colors Ultimate do Nintendo Switch, Samurai Shodown e Soul Calibur VI do PS4 + R$ 149,00 reais em dinheiro. Os três jogos acima citados, eu ainda consigo encontrar no estoque de qualquer loja. Já as raridades do Wii U, hoje, se transformaram em artigos de luxo! Então, valeu muito a pena. “ – pontua Cayo Eduardo, redator, criador de conteúdo e um dos colecionadores de Games da plataforma Nintendo.

E por falar na gigante japonesa, a Nintendo é a plataforma mais valorizada de todos os tempos: dos cartuchos do saudoso Super Nintendo em perfeito estado de conservação ao game Mario Kart: Double Dash do GameCube, que representam itens que desenterram uma série de outras perguntas cabeludas por seus colecionadores: “A caixa do jogo é Black Label? ” – “A mídia do jogo está sem avarias? ” – “Este cartucho do Donkey Kong Country é original ou reprô? “… 

Existe um outro nicho de colecionadores que se esforça para trocar os seus jogos usados. No entanto, fica só na intenção porque o indivíduo que não está disposto a se desapegar, tende a achar que seu jogo, vale muito mais do que o game ofertado. E o pior: independentemente do seu tempo de uso, ele renomeia aquele jogo usado de seminovo, eternamente. Assim fica difícil…. Nem com password (risos)

Assim como existem lojistas que precificam os seus artigos usados com valores exorbitantes que beira ao charlatanismo; como quem não quer que seus jogos saiam na loja…. Infelizmente, a prática vem se tornando comum em uma parcela do mercado brasileiro de jogos eletrônicos.

O parâmetro de avaliações precisa estar em equilíbrio com o sentimento saudosista e nostálgico de seus colecionadores, e não se sobressair em nome da lucratividade exacerbada. Todos precisam ganhar!

Já faz muito tempo que compro com vocês! Meu primeiro jogo de Switch, fora o que veio com o console, foi o Xenoblade Chronicles 2, algum tempo depois do lançamento. Hoje, ele foi um dos jogos que voltaram pra vocês. É nesse tempo todo, o compromisso com os prazos, a qualidade das embalagens e a atenção com o cliente foram absolutamente estáveis. Vem ano, vai ano, e sempre quando eu penso em comprar jogos pros meus consoles, eu penso BIG BOY. Agora, até vender eu penso BIG BOY! Insanoooos… “ – depoimento de @jainorsouza, um dos fieis clientes da rede de games BIG BOY GAMES.

*Imagem. Loja da BIG BOY GAMES localizada em Campinas (no Shopping Parque Dom Pedro).

Felizmente, alguns estabelecimentos de games em nosso país, ainda praticam o sistema de avaliações com ética e respeito aos colecionadores que desejam adquirir aquele lançamento do mês ou aquele item indispensável do ano à exemplo de Metroid Dread. (Nintendo Switch), Guilty Gear Strive. (PlayStation 5) e HALO Infinite ou FORZA Horizon 5. (XBOX Series X/ XONE). Ou quem sabe, faturar uma grana.

A experiência foi ótima! Desde o início fui bem atendido, bem orientado. Sempre tive retornos rápidos com bons esclarecimentos dos procedimentos. Recomendo 100% o serviço!– @japa_sep.   

*Imagem. Print do WhatsApp da Rede da BIG BOY GAMES com os depoimentos de clientes satisfeitos com o sistema de troca, venda e compra de raridades e jogos usados.

Uma excelente experiência fazer negócio com a Big Boy. Os caras não te deixam falando sozinho, avaliam seus itens e te tratam com carinho (rsrs). Recomendo e farei negócios com certeza. São comprometidos e o mais importante, tratam as pessoas como pessoas!!! “ – elogia @jair_augusto, outro cliente da rede BIG BOY GAMES.

Localizada em Ribeiro Preto – Interior de São Paulo, a rede que contabiliza mais de 20 anos de experiência do segmento, BIG BOY GAMES conta com um dos acervos de games mais completos do país!

De uma forma simples e rápida, os seus jogos em mídia física são avaliados com ética e transparência.

Uma das vantagens é que em nosso sistema de troca de jogos, você pode usar os seus jogos usados como parte do pagamento para adquirir aquele lançamento do ano para completar a sua coleção!

Em nosso catálogo, você encontra jogos, acessórios, lançamentos e raridades para todas as plataformas, gostos e gerações: Nintendo Switch, PlayStation 5, PS4, PS3, PS2, XONE, X360, Nintendo 3DS, Wii U, Wii e/ou até mesmo as plataformas dos saudosos anos 90 como Mega Drive, Super Nintendo, Dreamcast e outras.

Já está com a gameteca completa? “Take it easy…” Venda o seu jogo usado e fature uma grana via depósito bancário. Clique AQUI para conferir as melhores condições!