Foto: Reprodução

Saber como achar diamante no Minecraft é algo que qualquer jogador que queira aproveitar ao máximo o seu tempo de jogo gostaria de descobrir. Afinal, esse é o item mais raro do jogo e com ele é possível fazer armaduras e ferramentas muitíssimo valiosas.

O seu aparecimento no jogo é aleatório e, por isso, não existe uma receita que te ensine exatamente como achar diamantes no Minecraft. Entretanto, dá para seguir alguns macetes e escavar pelas áreas em que é mais fácil ver esse mineral aparecendo. Quer saber como? Siga a leitura e aprenda com o blog da Big Boy Games:

As 2 formas mais fáceis de achar diamante no Minecraft

Tudo é uma questão de probabilidade quando falamos em minerar diamantes no Minecraft. Essas gemas podem ser encontradas em diferentes locais do jogo, como incrustadas nas pedras subterrâneas ou guardadas em cofres, esperando para serem encontradas. Olha só essas 2 formas diferentes para achar diamante no jogo:

1. Explorando as cavernas

No cenário do jogo, algumas cavernas naturais são disponibilizadas para que os jogadores explorem por sua conta e risco. Esses ambientes, algumas vezes hostis por conta da lava que pode aparecer a cada bloco removido, também pode ser bastante recompensador para quem procura por diamantes.

As gemas normalmente aparecem em conjunto, acumulando um total de 8 blocos lado a lado em que é possível minerá-los. Por isso, explore atentamente a caverna e quando perceber o brilho azul das pedras na parede, pode fazer a festa!

Se tiver sorte, você pode encontrar cofres dentro dessas cavernas que também guardam alguns diamantes para você coletar. Eles normalmente ficam nas cavernas maiores e são um pouco difíceis de encontrar. Mas, quando encontrá-los, nada garante que realmente terão diamantes em seu interior. É realmente sorte!

2. Fazendo sua própria mina em busca de diamantes

Se não quer depender da sorte para achar diamantes no Minecraft, a melhor maneira para encontrá-los é criando a sua própria mina. O processo toma algum tempo, mas é recompensador. Siga essas dicas e você verá como:

1º Esteja na camada correta:

Em Minecraft, a bedrock ou rocha matriz é considerada a camada 0. A partir dela, outros níveis do subterrâneo são numerados. Se quer achar diamantes, é preciso saber que eles aparecem naturalmente entre as camadas 1 e 16. Entretanto, a camada em que elas realmente são mais comuns é a camada 12.

Com isso em mente, crie uma escada que te leve até o nível 12 e, por lá, crie a sua mineração. Para saber em qual camada você está, basta apertar F3 e conferir o nível indicado pela letra Y no menu que aparecer. Se estiver no console, escave até a bedrock e suba nível por nível até chegar ao número 12.

2° Crie um grande túnel e, a partir dele, ramificações:

Para dar base ao seu campo de mineração, primeiro abra um grande corredor na horizontal no nível 12. Ele não precisa ser muito grande em largura: o tamanho de 2×2 é o suficiente para se locomover bem e minerar com sucesso.

Feito o seu corredor, comece a criar ramificações dele abrindo novos túneis nas paredes laterais. Continue abrindo esses corredores para aumentar o seu potencial minerador. Quando enfim encontrar blocos de diamantes, se assegure de conferir todos os blocos ao seu redor para garantir que minerou tudo o que tinha por ali. Normalmente, os blocos ficam lado a lado em um padrão diagonal.

Quanto mais túneis abrir, maior será a área recoberta por sua exploração. Para quem quer aprender como achar diamantes no Minecraft, essa é a maneira mais fácil.

3º Use as ferramentas necessárias 

Não é qualquer picareta que te permite extrair os diamantes do subterrâneo. Para isso, você precisa de uma picareta de ferro ou até mesmo uma picareta de diamante. O ideal é levar pelo menos duas dessas ferramentas para sua mineração, pois caso alguma se quebre você não precisa parar o seu trabalho na metade do caminho. Outra opção é colocar encantamento sobre elas para melhorar sua performance.

No momento de escavar até o nível 12, utilize uma picareta normal de pedra. Assim você não gasta a sua específica para minerar os diamantes.

Além das picaretas, é sempre bom minerar com um balde de água em mãos. Caso você se depare com lava, rapidamente jogue a água para contê-la e gerencie esse contratempo até poder voltar a minerar novamente. O surgimento da lava é um ótimo sinal: normalmente, os diamantes ficam próximos dela.

O exercício de fazer sua própria mina em busca de diamantes exigirá que você tenha paciência. Não há atalho. Desça até o nível 12, quebre as rochas e faça seu próprio caminho até encontrá-los.

O que fazer com os diamantes de Minecraft

Agora que já aprendemos como achar diamantes no Minecraft, outra dúvida pode surgir: afinal, o que eu posso fazer com eles? A lista é grande! Este item pode ser usado por você para criar as ferramentas e armaduras mais resistentes do jogo. Abaixo, a lista completa de tudo o que você pode fazer com ele:

  • bloco de diamante;
  • botas de diamante;
  • calças de diamante;
  • capacete de diamante;
  • enxada de diamante;
  • espada de diamante;
  • estrela de fogo de artifício;
  • machado de diamante;
  • mesa de encantamentos;
  • peitoral de diamante;
  • pá de diamante;
  • toca-discos.

Com esses itens seu jogo pode ficar muito mais interessante e você poderá continuar sua aventura descobrindo mais minérios, se relacionando com os villagers e fugindo dos creepers.

Quando se cansar do modo aventura, pode deixar a criatividade rolar fazendo construções. Aqui no blog, já fizemos um post com sugestões de construções para fazer no Minecraft. Que tal continuar a sua leitura em nosso blog por essas dicas?

Te esperamos por lá!