Masayuki Uemura, o engenheiro responsável pela criação do NES e Super Nintendo, morreu aos 78 anos. Segundo o site Nintendo Life, o profissional morreu no último dia 6, mas as informações só foram divulgadas agora.

Entrando na Nintendo em 1972, Masayuri Uemura foi contratado como Engenheiro-chefe para desenvolver ideias para os fliperamas da época. O trabalho de Uemura foi muito importante para a indústria de jogos. O brinquedo que simula uma arma com tecnologia de sensor captados raios ultravioletas – Laser Clay Shooting System foi uma das suas primeiras criações.

Em seguida, Masayuki ajudou a Nintendo a desenvolver todas as quatro versões do mini game portátil Color-TV Game. Alguns anos depois, ele foi convidado a liderar o projeto que deu vida ao NES – Nintendo Entertainment System. (Famicom, na terra do sol nascente), e devido ao sucesso do console, o engenheiro também liderou o projeto de seu sucessor: o saudoso SNES ou Super Nintendo ou Super Famicom.

O carinhosamente apelidado Nintendinho 8-bits é considerado até hoje um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, o que mostra como o trabalho de Uemura foi importante para o desenvolvimento da indústria de games.

No desenvolvimento de jogos, Masayuki também produziu alguns clássicos para o Nintendinho 8-Bits como: Ice Climber, Golf, Tennis, Baseball e os ports dos Arcades – Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Mario Bros.

Ele se aposentou em 2004 e se tornou professor da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, no Japão. Mesmo aposentado, ele continuou participando externamente do plano de negócios da Nintendo como conselheiro.

A causa de seu falecimento não foi oficialmente revelada. Nossos sinceros sentimentos à genialidade de Masayuri Uemura.

Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Fonte: VideoGameChronicle