Por Cayo Eduardo. (Equipe BIG BOY GAMES)

Atingindo os 5,3 milhões de unidades vendidas em seu quinto ano de vida útil (isso só na terra do sol nascente), teoricamente, o Nintendo Switch ainda tem mais 4 ou 5 anos de vida útil pela frente – segundo as afirmações do atual presente da Nintendo, SHUNTARO Furukawa.

O índice de popularidade da plataforma híbrida da apelidada “Big N” está próximo de atingir ou ultrapassar as vendagens do Wii – Console de natureza diferente da gigante japonesa que durante a sétima geração, se provou comercialmente relevante, diante dos consoles da concorrência.

Apropriando-se da filosofia do oceano azul para proporcionar ao mundo, um novo jeito de jogar videogames a partir da tecnologia do giroscópio e sensores de movimentos de seus controles, o Wii foi presenteado por jogos exclusivos que se apropriaram de todos os recursos do Wii-remote e Nunchuk com maestria e muita criatividade. O controle do Nintendo Switch – os JoyCons aperfeiçoaram todos os recursos citados de forma que alguns clássicos do Wii foram portados e remasterizados gradativamente para a plataforma à exemplo de The Legend of Zelda: Skyward Sword HD, No More Heroes 1 e 2: Desperate Struggle, Sonic Colors Ultimate, A Boy and his Blob, DeBlob 1 & 2, Xenoblade Chronicles: Definitive Edition e outros.

*Quais os clássicos do Wii que vocês já debulharam?

Ao jogar alguns clássicos do Wii é fácil pensar em outros títulos “first-party” ou “3rd-parties” que poderiam ser portados ou remasterizados para a plataforma híbrida. A redação numerou 20 deles, clássicos atemporais que dispensam apresentações em forma de texto. Basta apreciar o trailer promocional de cada um deles para entender como seria gratificante jogá-los no Nintendo Switch – seja em forma de Port, Remaster ou Remake:

FIRST-PARTY >

Super Mario Galaxy 2.

Metroid Prime Trilogy.

METROID: other M.

Sin and Punishment: Star Sucessor.

Battalion Wars 2.

Warioland: Shake It.

Punch-Out!!!

Wariowate: Smooth Moves.

Kirby’s Epic Yarn.

Super Mario Paper.

3rd-PARTIES >

The Last Story.

Mad World.

Red Steel 1 & 2.

Rabbids Go Home.

Muramasa the Demon Blade.

Silent Hill: Shattered Memories.

Fatal Frame IV: Mask of the Lunar Eclipse.

FRAGILE Dreams: Farewell Ruins of the Moon.

Zack & Wiki: Quest for Barbaros’Treasure.

Let’s TAP.

Menção honrosa: Cursed Mountain, Little King’s Story, Sky Crawlers: Innocence Aces, CASTLEVANIA: Judgment, The House of the Dead: Overkill, Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Beares, Klonoa, The Conduit 1 & 2, Spyborgs, Pandora’s Tower, Soul Calibur: Legends, Trauma Center, Takuto of Magic, Lost in Shadow…